Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Parceiros

Classificados X

O Classificados X é um site de acompanhantes e anúncios de convívio entre adultos.


Atenção: Site com conteúdos adultos, exclusivo para maiores de 18 anos.


Visitar site: Classificados X

08.Mai.16

História de Carregal do Sal

Carregal do Sal foi povoado desde tempos ancestrais. Prova disso são as antas existentes um pouco por todo o município e os vestígios encontrados dos períodos megalítico e pré-romano.

 

Carregal do Sal

 

O nome do município deriva de uma planta que abunda na região, a cárrega, a que depois foi acrescentado "Sal" devido ao cloreto de sódio abundante num local denominado Salinas, interposto abastecedor da vasta região entre o Douro e a serra da Estrela até às terras de Castela, atravessando a fronteira de Vilar Formoso.

 

Desde os primeiros anos da monarquia, a nobreza nutriu uma predileção especial pelas terras de Currelos (nome do primitivo concelho, de que foram donatários os condes de Vila Nova de Portimão), hoje nome de uma das freguesias, onde residiram famílias nobiliárquicas de peso.

 

D. João I doou a Fernão Gomes de Góis, camareiro-mor, o senhorio de Oliveira do Conde por serviços prestados à coroa. O cavaleiro do século XV tem o túmulo, considerado ex-líbris do concelhio, na igreja matriz da freguesia de Oliveira do Conde.

 

Embora o nome figurasse já no documento de doação do reinado do primeiro rei, o concelho de Carregal do Sal só foi criado, pela reforma administrativa de Passos Manuel, a 6 de novembro de 1836, sucedendo ao de Currelos, cujo primitivo núcleo terá sido de origem romana.

 

O município detém um vasto património arqueológico e arquitetónico, do qual se destaca, além do túmulo de Gomes de Góis, o dólmen ou anta da Lapa da Orca, na povoação de Fiais da Telha, o penedo das Cruzes e o pelouro manuelino. Para além destes, saliente-se ainda as diversas casas solarengas localizadas em várias povoações, as sepulturas, as lagaretas, os vestígios de uma antiga fortaleza, na freguesia de Beijós, e um monumento ao Cristo-Rei, em Cabanas de Viriato.