Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Parceiros

Classificados X

O Classificados X é um site de acompanhantes e anúncios de convívio entre adultos.


Atenção: Site com conteúdos adultos, exclusivo para maiores de 18 anos.


Visitar site: Classificados X

11.Set.16

Takizo Iwasaki é homenageado pela Google com um doodle

A maioria de nós está familiarizado com as amostras de alimentos feitas de plástico ou de cera que nos ajudam a decidir o que pedir num restaurante, mas você sabia que esta prática (sampuru) já remonta à década de 1930? O japonês Takizo Iwasaki (1895-1965) era um mestre nesta área, e esta segunda-feira, dia 12 de setembro, a Google dedica-lhe um doodle, no dia do 121º aniversário do seu nascimento.

 

 

Takizo Iwasaki reinventou uma prática que, no seu tempo, já existia há uma década, a de criar amostras de comida servida por restaurantes. Ele começou com uma omelete feita de cera. Alegadamente, após mostrá-la à sua esposa, ela não conseguia encontrar a diferença entre a réplica de cera e uma omelete verdadeira! Atualmente ainda é possível ver essa omelete no local onde nasceu o Iwasaki (Gifu, Japão), onde a maioria das réplicas de alimentos do mundo ainda é feita.

 

Takizo Iwasaki

Takizo Iwasaki (1895-1965).

 

Embora as réplicas de alimentos sejam agora mais frequentemente feitas de plástico do que de cera, a prática ainda é feita à mão e raramente produzida em massa. Isto acontece para que todas as exibições nas vitrinas dos restaurantes apresentem uma qualidade superior, que sempre é afetada nas produções em massa.

 

Sampuru

A arte do sampuru, por Evan Williams. Nenhuma destas "comidas" em exposição é verdadeira, todas elas são feitas de plástico ou de cera.

 

Parabéns à Google por se ter lembrado de Takizo Iwasaki, um dos gigantes da história da arte do sampuru.