Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Parceiros

Classificados X

O Classificados X é um site de acompanhantes e anúncios de convívio entre adultos.


Atenção: Site com conteúdos adultos, exclusivo para maiores de 18 anos.


Visitar site: Classificados X

17.Dez.16

Quem foi Steve Biko e porque a Google o homenageia com um doodle

Steve Biko (1946-1977) foi um ativista anti-apartheid da África do Sul, que faleceu quando contava apenas com 30 anos de idade após um longo período de tortura e espancamentos por parte da polícia.

 

A Google recorda este ativista no 70º aniversário do seu nascimento, através do doodle que podemos ver abaixo.

 

Steve Biko - Google Doodle

 

A vida e a morte trágica de Steve Biko

 

O preto é bonito. Steve Biko sabia disso muito bem e lutou para espalhar essa mensagem pela África do Sul no auge do movimento do apartheid nos anos 60 e 70.

 

Steve Biko

 

Enquanto ainda frequentava a escola de medicina, Biko co-fundou o Movimento Consciência Negra, que rejeitou as políticas de apartheid e incentivou os negros a orgulharem-se da sua identidade racial e herança cultural. Biko disse: "A Consciência Negra é uma atitude mental e um modo de vida, o chamado mais positivo a emanar do mundo negro por um longo tempo".

 

Em fevereiro de 1973, o governo pró-apartheid proibiu Biko de ativismo anti-apartheid. Sob esta proibição, não era permitido a Biko falar a mais de uma pessoa de cada vez, foi proibido de falar em público e também aos meios de comunicação, e foi forçado a permanecer num único distrito. Apesar disso, o jovem ativista continuou a formar organizações e a organizar protestos, incluindo a Revolta de Soweto em junho de 1976.

 

Steve Biko com uma menina

 

No dia 11 de setembro de 1977, a polícia tirou-o à força de um Land Rover, e nu e algemado levou-o para uma prisão com instalações hospitalares. Um dia depois, estava morto. A autópsia revelou que ele faleceu devido a uma hemorragia cerebral, fruto de espancamentos severos que sofreu por parte das autoridades.

 

Cerca de 10 mil pessoas estariam mais tarde no seu funeral, demonstrando assim a sua importância para o ativismo anti-apartheid. Nelson Mandela também esteve presente.

 

No 70º aniversário do nascimento de Steve Biko, a Google lembra a sua coragem e o importante legado que ele deixou para trás. Obrigado, Steve Biko, por dedicar a sua vida à busca da igualdade para todos!