Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Parceiros

Classificados X

O Classificados X é um site de acompanhantes e anúncios de convívio entre adultos.


Atenção: Site com conteúdos adultos, exclusivo para maiores de 18 anos.


Visitar site: Classificados X

09.Jun.16

Porque celebramos o Dia de Portugal a 10 de junho?

Todos sabemos que o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas se comemora a 10 de junho. Mas porque neste dia e não noutros igualmente importantes para a nossa história coletiva, como 5 de outubro ou 1 de dezembro? O facto de o 10 de junho ser também o Dia de Camões indica a resposta.

 

Bandeira de Portugal

 

O Dia de Portugal é a 10 de junho porque foi nesse dia que Luís de Camões morreu. Obviamente, não celebramos o falecimento do grande poeta, mas como os historiadores não sabem em que dia Camões nasceu, resta-nos a data de 10 de junho como uma referência ao nome maior da literatura portuguesa. O dia 10 de junho é, portanto, uma celebração do genial autor de Os Lusíadas.

 

Luís de Camões

 

Sabemos que Camões poderá ter nascido no ano 1524 e faleceu a 10 de junho de 1580, ano em que ascendeu ao trono português um monarca castelhano (Filipe II de Espanha, I de Portugal). Sobre esse triste acontecimento para a nacionalidade, o poeta escreveu "comigo morre a pátria". Felizmente, a nação foi resgatada seis décadas mais tarde, em 1640, pelo fundador da Dinastia de Bragança, D. João IV.

 

Túmulo de Camões

 

É tradição no Dia de Portugal o Presidente da República depositar uma coroa de flores junto ao túmulo de Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.