Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Parceiros

Classificados X

O Classificados X é um site de acompanhantes e anúncios de convívio entre adultos.


Atenção: Site com conteúdos adultos, exclusivo para maiores de 18 anos.


Visitar site: Classificados X

29.Mai.16

Os três generais: Octaviano, Marco António e Lépido

A 11 de novembro do ano 43 a.C., Octaviano, Marco António e Lépido reuniram-se numa ilha do rio Reno, junto de Bononia (Bolonha), para estabelecer um compromisso de colaboração mútua que lhes permitisse combater os seus inimigos e submetê-los ao império. A Lex Titia ratificou o acordo dos três generais (trium virum) em 27 de novembro.

 

Segundo Triunvirato

 

Durante três dias, os líderes debateram o modo de partilha da autoridade e determinaram a eliminação dos inimigos comuns. Cada um procurou salvar os seus aliados, "trocando mortes por mortes", segundo Plutarco. Octaviano deixou nas mãos de Marco António o assassínio de Cícero; Marco António confiou a Octaviano a morte do seu tio, Lúcio César, e Lépido aceitou matar o seu irmão, Emílio Paulo.

 

Com este acordo, os três aceitaram reordenar o Estado durante cinco anos e a partilha dos territórios do império, selando-o com um juramento e com a promessa de Octaviano casar com Cláudia, filha de Fúlvia, a esposa de Marco António. Este pacto de amizade custou a vida a três centenas de cidadãos num banho de sangue que perdurou na memória.