Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Parceiros

Classificados X

O Classificados X é um site de acompanhantes e anúncios de convívio entre adultos.


Atenção: Site com conteúdos adultos, exclusivo para maiores de 18 anos.


Visitar site: Classificados X

29.Mai.16

História de Celorico de Basto

O território do atual concelho de Celorico de Basto teve um povoamento pré-românico. Os vestígios arqueológicos da época castreja confirmam a ocupação desta região desde épocas remotas, sendo o Planalto da Lameira um dos melhores exemplos.

 

Celorico de Basto

 

A história de Celorico de Basto está muito ligada ao seu castelo, construído na freguesia de Arnóia, de fundação anterior à nacionalidade. A fortaleza, de características medievais, encontra-se no cimo de um cabeço, no sopé do qual se aninhou, até inícios do século XVIII, a primitiva vila de Basto, onde ainda são visíveis alguns vestígios arquitetónicos da Cadeia, Botica e Paços de Audiência. Também relevante para estas terras foi o papel da Ordem de São Bento. O mosteiro beneditino de São João de Arnóia, cuja fundação remonta ao século X, ainda mantém da traça primitiva pormenores romano-góticos, como é o caso do claustro.

 

Em 1520, D. Manuel I concedeu foral ao concelho e, por decisão de D. João V, a sede concelhia passou, em 1719, de Arnóia para o lugar de Freixieiro, hoje oficialmente Celorico de Basto.

 

Em finais do século XIX, princípios do século XX, as remessas de dinheiro enviadas pelos emigrantes no Brasil faz-se notar, com o aumento das construções particulares e do comércio. A sede do concelho começou gradualmente a afirmar-se como centro comercial e de serviços.