Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Parceiros

Classificados X

O Classificados X é um site de acompanhantes e anúncios de convívio entre adultos.


Atenção: Site com conteúdos adultos, exclusivo para maiores de 18 anos.


Visitar site: Classificados X

27.Mai.16

História de Castro Verde

A história de Castro Verde é muito antiga. Terá sido em redor de um velho castro lusitano que se fixaram as primeiras populações. Os solos, ricos em minério, foram sendo explorados pelo homem ao longo da história e até aos nossos dias. Turdetanos, romanos e árabes deixaram aqui diversas marcas da sua passagem, mas a herança mais visível foi legada pelos cristãos do norte e pela reconquista.

 

Castro Verde

 

Entre o legado dos povos antigos que por aqui passaram conta-se o Silabário de Espanca, uma pedra gravada com caracteres de possível origem fenícia e que terá servido como suporte para ensinar um dos mais antigos abecedários conhecidos na Europa, denominado "Escrita do Sudoeste". Os castella do século I a.C., que seriam estruturas de armazenamento de metais preciosos, são outra herança significativa. O desenvolvimento da agricultura extensiva levou entretanto ao aparecimento das villae, estruturas agrárias, tipo monte alentejano, cuja organização se manteve quase até à atualidade.

 

O acontecimento mais importante da história deste concelho está relacionado com a famosa Batalha de Ourique. Conta a lenda que a batalha, que foi o momento decisivo da independência do pequeno condado portucalense, terá decorrido no lugar de São Pedro das Cabeças. Depois de obter uma grande vitória contra cinco reis mouros, Afonso Henriques foi aclamado pelos combatentes como rei. Recorde-se que Campos de Ourique era então o nome de uma vasta região, que incluía a zona de Castro Verde. Terá sido por isso que a batalha passou à história com o nome de Ourique. Na igreja de Nossa Senhora dos Remédios e na Basílica Real, pinturas e azulejos mantêm viva a lenda de que Cristo teria aparecido a D. Afonso Henriques, antes do combate.

 

A vila obteve foral de D. Manuel I, em 20 de novembro de 1510, depois de ter pertencido à Comenda de Santiago e de ter sido ainda um priorado da coroa.

 

Atividade fundamental na vida económica desta região foi, e ainda é, a pastorícia. Durante os séculos XV, XVI e XVII, Campo Branco foi o destino de grandes rebanhos, vindos de Castela e da serra da Estrela, para passar as invernias.