Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Escola de Atenas

Um Blog informativo

Parceiros

Classificados X

O Classificados X é um site de acompanhantes e anúncios de convívio entre adultos.


Atenção: Site com conteúdos adultos, exclusivo para maiores de 18 anos.


Visitar site: Classificados X

09.Dez.16

As emoções escondem-se no corpo e expressam-se fisicamente

É uma visão comum no campo da medicina holística que as emoções se escondem no corpo. Quando somos invadidos por um estado emocional que não conseguimos processar o suficiente, tendemos a empurrá-lo para o nosso subconsciente, diminuindo assim o contato direto. Esse estado emocional armazena-se no nosso corpo em forma de tensão física, emitindo uma espécie de vagas de mal-estar traduzidas numa sensação de que algo não está bem, de que as coisas não estão como queremos, que estamos a perder o controlo. É desta forma que a nossa biografia se torna a nossa biologia.

 

Psicossomática

 

A falta de prazer traduz quimicamente insuficiência de serotonina, um neurotransmissor (substância que permite a comunicação entre as células nervosas do cérebro) responsável por sensações de bem-estar, alegria, saciedade, controlo de impulsos, tomada de decisões e outros aspetos do comportamento e cognição. Baixos níveis de serotonina estão associados a estados depressivos e ansiosos, bem como a comportamentos alimentares compulsivos com perda de controlo. Daí que o permanente desejo por alimentos doces e calóricos a par de uma dificuldade de ler os sinais de fome física e saciedade traduzirá um desequilíbrio químico.

 

De forma idêntica, uma vida sedentária leva, geralmente, a uma diminuição dos níveis de dopamina e de endorfinas, igualmente responsáveis pelo bom humor e pela energia.